Perguntas Frequentes

Separamos as principais Dúvidas para te auxiliar.

Como solicitar acesso ao serviço de integração?

Encaminhar e-mail para o suporte SIGAF pelo e-mail <sigaf@saude.mg.gov.br> com os seguintes dados:

  1. Nome do Município;

  2. Nome do Secretário Municipal de Saúde;

  3. Nome do Farmacêutico Responsável pelo seu Estabelecimento;

  4. Nome do Sistema de Informação utilizado pelo município;

  5. Empresa responsável pelo Sistema de Informação Municipal (Empresa de Desenvolvimento);

  6. Data de Início de utilização do Sistema de Informação Municipal.

Após encaminhada a solicitação, nossa equipe de atendimento entrará em contato.

É necessário que o Farmacêutico do estabelecimento faça o cadastro da empresa como usuário webservice no SIGAF, mais informações aqui.

Como procedemos para homologação junto aos responsáveis do SIGAF para homologar o sistema e conseguir as credenciais de produção?

Não existe homologação conjunta, a homologação é realizada pela empresa através do ambiente de homologação e a conferência do sucesso no envio poderá ser realizada no próprio sistema através dos relatórios.

A partir do sucesso em homologação deve ser solicitado ao município responsável a geração da credencial, através do menu MONITORAMENTO ->WEBSERVICE MUNICIPAL ->USUÁRIO WEBSERVICE, para o envio em produção.

Segundo o manual deve integrar apenas as unidades dispensadoras que atendam diretamente o paciente, devo integrar o CIAD que é o almoxarifado central?

Fica a critério do município transmitir ou não os dados do almoxarifado central, contudo para a transmissão o mesmo deve estar devidamente cadastrado como um estabelecimento de saúde no SIGAF e possuir CNES

Como seria feita a carga para o SIGAF?

Toda carga no sistema é transmitida pelo serviço de entrada, sendo de responsabilidade do estabelecimento averiguar antes da transmissão se o mesmo código de estoque já foi inserido manualmente ou não a fim de evitar duplicidade. O CNPJ da entrada, se refere ao CNPJ do fornecedor do medicamento/produto em questão, essa informação consta na Nota Fiscal de recebimento do item a ser transmitido.

Quando ocorrer a ENTRADA dos itens oriundos do Almoxarifado Central, devo usar qual CNPJ? Da prefeitura ou da empresa terceirizada responsável pelo CIAD Almoxarifado Central.

O Almoxarifado Central é um estabelecimento de saúde, não configurando, portanto, fornecedor de medicamento/produto. O CNPJ indicado na transmissão do serviço de entrada é o CNPJ do fornecedor do indicado na Nota Fiscal do item em questão.

Meu arquivo está muito grande, gostaria de saber se posso enviar mais de um arquivo de entrada no mesmo mês.

Pode sim, nesse caso deverá utilizar o metódo recebedadospacote.

A mensagem de horário permitido é configurável?

O horário permitido não é configurável. A permissão de envio é sempre após as 17:00.

A entrada de lote deve ser registrada apenas numa unidade? Como seria a transferência de um item, que já foi registrada a entrada no SIGAF, entre unidades da mesma prefeitura com CNES diferentes? Teria que realizar apenas ajuste de estoque nas duas unidades ou teria que registrar outra entrada na unidade de destino?

Para estabelecimentos que utilizam o SIGAF distribuições para outros estabelecimentos de saúde, independente se do mesmo município ou não, devem ser registrados por meio da ferramenta "Distribuição Simples". O serviço de webservice não contempla distribuição entre estabelecimentos de saúde, o foco é a alimentação da base do SIGAF, para fins de gestão. Então, para o cenário exposto, a orientação é que os estabelecimentos de saúde destinatários faça o registro da entrada e o remetente os devidos ajustes.

Posso enviar vários ajustes de estoque na mesma requisição “lista”, usando o mesmo cabeçalho?

Pode sim, desde que seja do mesmo CNES.

Last updated