Este é um espaço no Gitbook com o objetivo de concentrar todo o conhecimento possível do SIGAF em um só lugar.
O que é?
Cadastro de Usuário no SIGAF
O SIGAF Documenta é uma iniciativa da Coordenação de Inteligência em Assistência Farmacêutica (CIAF/SAF/SES) que visa manter registro histórico sobre o Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) e compartilhar com nossos usuários a trajetória do sistema, os bastidores da nossa equipe e dos projetos atuais, bem como as perspectivas futuras. Por meio dessa plataforma, você poderá se sentir parte do mundo SIGAF, e conhecer um pouco mais sobre nós.
Conteúdo
Neste espaço iremos disponibilizar todos os conhecimentos sobre o SIGAF, desde a sua concepção até as suas últimas atualizações. Traremos aqui um resumo de todas as suas ferramentas, sejam funções básicas ou avançadas. Aqui você conseguirá tirar todas as suas dúvidas sobre o sistema e conhecer um pouquinho mais desse universo.
Contribua toda vez que verificar que algo está faltando. Para isso entre em contato pelo do Ajuda SAF.
Como encontrar o conteúdo?
Destaques
Histórico
De sua concepção até os dias atuais.
Você imagina como surgiu o SIGAF? Por que iniciar um sistema de informação Estadual? Tudo começou na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG)...
"O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente..." Mario Quintana.
O SIGAF foi desenvolvido inicialmente por uma empresa privada chamada Pentagrama, que utilizou um framework próprio, o Base 3.
Framework é um termo do inglês que em sua tradução literal significa estrutura
. É uma estrutura composta por um conjunto de códigos genéricos que permite o desenvolvimento de sistemas e aplicações.
Acredito que a maioria deve ter se perguntado, e a PRODEMGE? Não é ela a responsável pelo SIGAF? Pois bem!
Em 2015 o SIGAF passou a ser hospedado e desenvolvido pela PRODEMGE, empresa pública do Estado de Minas Gerais. Desde então o framework utilizado segue sendo o Base 3, que com o tempo se tornou obsoleto. Além de impactos na performance do sistema, ou seja, no seu bom funcionamento, o framework Base 3 limita a capacidade produtiva das equipes de desenvolvimento, uma vez que o conhecimento sobre a plataforma está restrita a poucas pessoas.
Para resolver esse problema percebeu-se que seria necessário alterar o framework, ou seja, a estrutura do SIGAF. Essa discussão se iniciou em 2016, mas não haviam propostas viáveis e que não paralisassem o desenvolvimento e as atualizações do sistema em uso.
Em 2020 foi encontrada a solução que possibilitaria a continuidade dos desenvolvimentos previstos para o SIGAF e a integração entre os frameworks, o antigo Base 3, e os novos frameworks de mercado, Angula (Front-End) e Laravel (Back-End). Em 2021 o novo contrato foi assinado e o processo dereconstruçãocomeçou!
Após a publicação da versão 10.0, primeira entrega do processo de reconstrução do SIGAF, foi observada uma alta complexidade na integração entre o sistema legado e novo. Nesse cenário, a estratégia de reconstrução do sistema foi rediscutida pelas equipes da CIAF, Prodemge e TI da SES e optou-se pela reconstrução parcial do sistema com implantação parcial e manutenção do banco de dados até o final do processo.
Dessa forma, torna-se possível que a reconstrução de processos críticos no sistema novo aconteça com mais agilidade e que a correção das possíveis falhas identificadas seja feita com menor custo/esforço.
O Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica - SIGAF - é um software que existe há mais de 10 anos, e teve seu inicio no ano de 2007.
Acesse nossa página de para entender melhor a trajetória do sistema nesse período.
Objetivo
Suporte SIGAF
Aqui você encontra todas as informações sobre o suporte SIGAF.
Separamos alguns guias para que todos entendam melhor como funciona o suporte SIGAF, bem como seus fluxos, atividades e serviços. Confira a seguir!
O objetivo do SIGAF é acompanhar e gerenciar todas as etapas da Assistência Farmacêutica (AF) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Minas Gerais. Atualmente o SIGAF contempla todas as suas fases: seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação e utilização.
Características Técnicas
O SIGAF é um sistema PHP, que é um é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. Além disso, o sistema também é ONLINE e fica hospedado nos servidores da Prodemge, empresa atualmente também responsável por sua manutenção, ou seja por desenvolver suas melhorias e corrigir suas possíveis falhas.
Por ser um sistema online é essencial que o acesso a ele seja realizado por meio da internet. Além de requisitos para sua internet, confira na nossa página de para saber as especificações necessárias para ter uma melhor experiência com o sistema.
Por que o SIGAF é um sistema ONLINE , e não um sistema LOCAL?
Um sistema local é um sistema instalado nos computadores, que não dependem do acesso a internet. Para entender melhor o porquê de o SIGAF não ser um sistema local, veja os pontos determinantes abaixo:
Segurança
Em um sistema online as informações da empresa ficam armazenados em servidores externos, e usam da criptografia para assegurar o tráfego de suas informações, afastando a possibilidade de ações maliciosas. Além disso, existem protocolos de backup, de forma a garantir que as informações incluídas no sistema não sejam perdidas. Caso haja algum problema com os computadores da empresa, todos os dados do sistema são preservados, sem prejuízos, já que eles não ficam instalados na sua máquina. Outro ponto importante é a segurança durante o acesso, que a partir de 2023 passa a ser realizada pelo SSC, , e visa impedir o acesso ao sistema por pessoas não autorizadas.
Flexibilidade
Como todas as informações estão em um servidor Externo é possível ter acesso aos dados a qualquer momento e a partir de qualquer computador ou dispositivos conectados a internet, de onde quer que você e sua equipe estejam. Vale a pena ressaltar também que os sistemas online apresentam como vantagem não depender diretamente da potência dos computadores da empresa, o que pode significar uma grande economia no longo prazo, já que as máquinas não precisam ser trocadas para a ferramenta funcionar bem. Isso não significa que não existem , apenas que eles não serão tão exigentes quanto seriam em um sistema local.
Atualizações
Para atualizar o sistema local, você precisa baixar um novo arquivo e instalá-lo no computador que abriga o sistema. Na maioria das vezes, aparece uma mensagem no computador alertando sobre a necessidade da atualização e informando que existe uma nova versão disponível. Dessa maneira, é possível que o usuário opte por fazer ou não o download de atualização da ferramenta. Quando falamos dos sistemas online, as atualizações acontecem em tempo real e usuário pode nem perceber, já que não é necessário instalar um programa na máquina. É comum que as atualizações nos sistemas online sejam feitas fora do horário de expediente e, quando concluídas, os erros são corrigidos sem que você precise instalar nada. Dessa forma no sistema online é possível garantir que todos estejam utilizando a versão mais atual do SIGAF, o que no contexto da assistência farmacêutica e de alterações frequentes de legislação é muito importante.
Implementação
No sistema local você precisa contratar uma equipe técnica para instalar o programa em cada máquina, assim como monitorar se possíveis erros e falhas são do sistema local instalado. Isso além de não ser eficiente devido ao tamanho do Estado de Minas Gerais, representa um custo de manutenção adicional considerável. No sistema online não é necessário uma etapa de implementação, já que basta ter um login e senha para ter acesso ao sistema, e as atualizações são feitas de forma automática. Dessa forma, o serviço de manutenção já é incluído no contrato, e não representa um custo adicional.
Abaixo veja a ficha técnica do sistema, que resume as suas principais características:
Desenvolvimento
Desde a sua concepção o SIGAF está em contínuo desenvolvimento, sendo portanto aprimorado e reestruturado para melhor atender seus usuários. Para conhecer mais sobre a metodologia utilizada para aprimoramento do sistema, acesse:
Banco de Dados e Pesquisa
Ao longo dos anos, o SIGAF também foi fonte de diversas pesquisas, e contribui continuamente com dados farmacoepidemiológicos e farmacoeconômicos, que podem servir como fonte de informação importante para a tomada de decisão em saúde e a formulação de novas políticas.
Caso deseje utilizar as informações do SIGAF para realizar pesquisas científicas em projetos institucionais, entrem em contato pelo e-mail [email protected] e verifique os procedimentos necessários para a aprovação.
Já deu pra perceber o tanto que esse sistema tem um papel essencial na qualificação e gestão da assistência farmacêutica, não é mesmo?
Para conhecer melhor o sistema, separamos aqui dois conteúdos que separamos para você:
Anteriormente à publicação da versão 10.0 era possível utilizar a funcionalidade chamada "assumir identidade", em que um membro do suporte SIGAF poderia acessar o SIGAF como um usuário específico e assim auxiliar na resolução das dúvidas dos usuários.
A partir da versão 10.0 essa funcionalidade não está mais disponível, para que a LGPD seja respeitada. Desse modo, quando for necessário acessar a conta do usuário e visualizar a ação feita no sistema, será utilizada a ferramenta TeamViewer, que é um software de acesso remoto.
Sobre o TeamViewer
O TeamViewer é um software seguro que permite o acesso, controle e suporte remoto. Ele funciona com quase todas as plataformas desktop e móveis, incluindo Windows, macOS, Android e iOS. Com ele é possível acessar computadores e dispositivos móveis localizados em qualquer lugar do mundo e os usar como se estivesse lá.
Treinamento - Versão 10.0
Conversa com SIGAF
Realmente teremos muitas mudanças no sistema e por isso preparamos manuais, treinamentos e eventos como o Conversa com SIGAF (CS), que em janeiro será destinado a treinar e sanar as dúvidas dos usuários sobre a utilização da versão 10.0 do SIGAF.
EDIÇÃO ESTENDIDA JAN/23 - TREINAMENTO VERSÃO 10.0 ANTES DA PUBLICAÇÃO
Os dias do treinamento são:
Formulário de Solicitação de Histórico de Log de Acesso
Serviços Contemplados
Página Inicial
A Página Inicial do SIGAF é a primeira página que aparece após o login. Abaixo apresentamos um resumo das principais funcionalidades que você encontrará na página inicial:
Sistema de Navegação
permite acessar todas as ferramentas do SIGAF que estão dispostas em um menu horizontal. Esse menu é organizado com base nas etapas da assistência farmacêutica.
Estabelecimentos
No SIGAF o menu de Estabelecimentos pode ser Acessado em: Cadastros > Estabelecimentos
Dentro desse menu, é possível acessar as seguintes ferramentas:
Estabelecimentos de Saúde: Ferramenta que permite o cadastro e edição dos estabelecimentos no SIGAF.
Categorias: Ferramenta que permite criar e editar as categorias de estabelecimentos no SIGAF
Formulários
Aquisição
A etapa de aquisição na assistência farmacêutica consiste no processo de compra e contratação de medicamentos, insumos e produtos necessários para o atendimento das demandas dos estabelecimentos de saúde.
Nesta sessão, você encontrará todos os manuais relacionados aos relatórios de Aquisição do SIGAF:
Relatório Consolidado Dispensação por Fármaco
Sobre o Relatório
Descontinuado por não apresentar os dados de forma usual, os fármacos eram agrupados em uma única célula. A partir da versão 13.0 do SIGAF, os novos relatórios já contemplam essa funcionalidade de maneira mais adequada.
Usuários
No SIGAF o menu de Usuários pode ser acessado seguindo o caminho a seguir:
Cadastros > Usuários do Sistema > Usuários.
: Ferramenta que permite o cadastro, edição e gerenciamento de acesso dos funcionários de um estabelecimento ou instituição no SIGAF.
Distribuição
Nesta sessão, você encontrará todos os manuais relacionados aos relatórios de distribuição do SIGAF:
Triagem Terapêutica
Nesta sessão, você encontrará todos os manuais relacionados aos relatórios de triagem terapêutica do SIGAF:
Dispensação
Nesta sessão, você encontrará todos os manuais relacionados aos relatórios de dispensação do SIGAF:
Programação
A programação é a etapa da Assistência Farmacêutica que avalia a quantidade de medicamento necessária para atender uma população específica durante um período específico
Nesta sessão, você encontrará todos os manuais relacionados aos relatórios de Programação do SIGAF:
Entradas
Nesta sessão, você encontrará todos os manuais relacionados aos relatórios de entrada do SIGAF:
Processos de Medicamentos
Nesta sessão, você encontrará todos os manuais relacionados aos relatórios de processos de medicamentos do SIGAF:
Qual era a finalidade do relatório?
Trás dados por registro com uma coluna sobre a denominação genérica do medicamento. Consolidar as informações de dispensação por princípio ativo (fármaco), permitindo um panorama detalhado das dispensações realizadas, incluindo dados do paciente, lote do medicamento, horários e totais.
Para que o Suporte SIGAF sempre esteja alinhado e atualizado quanto as diretrizes de atendimento aos usuários treinamentos são realizados periodicamente, a saber:
Pré publicação de versão do SIGAF
Antes da publicação de uma nova versão no SIGAF é realizado um treinamento junto ao suporte SIGAF para que todos estejam alinhados e capacitados sobre as alterações atreladas à versão.
Testes de usabilidade do SIGAF
Sempre que uma nova ferramenta ou funcionalidade está sendo desenvolvida o suporte é acionado para realizar os primeiros testes de usabilidade. Garantindo que a equipe contribua e participe do processo de desenvolvimento do sistema.
Relatório Situação Abastecimento e Estoque
Sobre o Relatório
Descontinuado por não apresentar os dados de forma usual. A partir da versão 13.0 do SIGAF, o relatório de CMM irá contemplam essa funcionalidade de maneira mais adequada.
Qual era a finalidade do relatório?
Acompanhar o status de abastecimento de medicamentos e produtos, permitindo uma visão consolidada da entrada recente de itens nos estoques.
Mais Informações
Quando o Suporte se conectar ao seu computador ele poderá:
visualizar tudo o que aparece na sua tela do computador;
visualizar todas as ações que você tomar durante a sessão;
utilizar o seu computador à distância.
Vale ressaltar que o processo é seguro e que o usuário pode interromper a sessão a qualquer momento.
Combinados de utilização do TeamViewer
Para que o auxilio do suporte ocorra de forma tranquila, vamos a alguns combinados:
não mantenha músicas, vídeos, podcasts e outros arquivos de mídia com o som ligado durante a sessão;
tenha atenção para o conteúdo dos sites e arquivos abertos no seu computador durante a sessão, estaremos em expediente de trabalho.
Somente o responsável pelo estabelecimento de saúde.
Documentos
O usuário que deseja solicitar um desses serviços precisará:
1. Formulário de Solicitação
2. Documento Comprobatório
É necessário anexar 1 dos documentos abaixo:
Ofício ou Documento Oficial informando sobre a Auditoria Externa. O documento deve constar o Nome e CPF do investigado.
Declaração de Abertura de Investigação ou Auditoria Interna assinada pelo Responsável pelo Estabelecimento, contendo justificativa, Nome e CPF do Investigado.
Comprovante de Abertura de PAD contendo o Nome e CPF do Investigado.
Ofício ou Documento Oficial informando sobre a Ação Civil ou Penal. O documento deve constar o Nome e CPF do investigado.
Alertas e orientações finais
O prazo para análise e resposta pelo Suporte é de duas semanas. A resposta será encaminhada para o e-mail do solicitante.
Vincular Estabelecimentos: Ferramenta que permite relacionar os estabelecimentos, formando uma rede. No qual um estabelecimento registrado como principal passa a ter acesso a dados dos seus estabelecimentos vinculados.
Credenciamento de UPDT:ferramenta que permite registrar a provação ou não de um estabelecimento para solicitar, distribuir e dispensar o medicamento Talidomida.
EDIÇÃO POCKET ABR/23 - ESCLARESCIMENTO DE DÚVIDAS APÓS PUBLICAÇÃO
19/04/2023 (quarta-feira) de 14h às 16h.
Todas as edições do CS são gravadas, para acessar clique aqui.
Slide dia 1 do treinamento
Slide dia 2 do Treinamento
permite pesquisar todos os menus do sistema que seu nível de usuário tem acesso. utilizando uma barra de pesquisa, facilitando assim encontrar o que deseja.
ferramenta que permite adicionar na tela inicial até 6 atalhos. Além disso será possível, alterar ou remover atalhos anteriormente inseridos.
Gerenciador de Conta
painel onde é possível acessar ferramentas para gerenciar sua própria conta, alterar o tipo de acesso (acesso a mais de um estabelecimento/município), alterar sua senha e realizar logout;
Cronômetro que mostra a contagem regressiva até o termino da sessão. Caso o tempo chegue ao final, o usuário ser deslogado do SIGAF.
Comunicação
mural onde serão divulgados comunicados importantes sobre o sistema e os processos de trabalho relacionados.
Atalho para acessar a Central de Ajuda do SIGAF, plataforma de comunicação que visa solucionar dúvidas, divulgar noticias, conceder acesso a documentos importantes e disponibilizar formulários para solicitação de cadastros no sistema, dentre diversas outras funcionalidades.
Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre essa versão:
I. Data e horário de publicação
A versão 12.0 do SIGAF será publicada sem habilitação após as 19h do dia 23/02/2024 (ninguém tem acesso à versão).
Habilitação parcial** - piloto** será após as 19h do dia 01/03/2024 (apenas os estabelecimentos selecionados terão acesso à versão).
Habilitação total após as 19h do dia 15/03/2024 (todos terão acesso à versão).
II. Do que se trata a versão 12.0?
A versão 12.0 irá trazer melhorias na Senha Especial do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF, ação que impacta apenas os usuários com nível de acesso Farmacêutico Municipal e Farmacêutico Regional que possuem a senha cadastrada.
Essa melhoria foi feita devido à nova estratégia para eliminar integrações no SIGAF reconstruído. Os usuários que possuem permissão CEAF, deverão a partir da publicação da versão com habilitação total, autenticar a sua senha de permissão CEAF. Além de conferir maior segurança ao sistema.
Para conferir como deverá ocorrer a autenticação da Senha Especial do CEAF, clique .
III. Qual a diferença entre sem habilitação, habilitação parcial e total?
Sem habilitação significa que a versão será publicada, contudo não estará disponível para visualização de nenhum nível de usuário.
Habilitação parcial será nosso modelo piloto da versão, ou seja, a versão estará disponível, em um primeiro momento, apenas para alguns estabelecimentos de saúde previamente escolhidos. Dessa forma será possível monitorar a funcionalidade da versão, reduzir os impactos de possíveis erros e agilizar as correções que se fizerem necessárias. Os estabelecimentos que participarão do piloto foram pré-selecionados e convidados.
Já a habilitação total será feita após a implementação do piloto, para todos os estabelecimentos de saúde e usuários do SIGAF.
IV. Atuação Suporte SIGAF
A equipe está organizada em força tarefa para atuar de forma rápida e eficaz na correção dos erros, foram realizados internamente vários testes anteriores à publicação da versão e ainda contamos com a habilitação parcial.
Caso seja observado algum comportamento atípico do SIGAF após a publicação da nova versão, gentileza comunicar ao Suporte SIGAF pelo e-mail <[email protected]>. Atenção para que o e-mail contenha a informação clara da suspeita do erro, além de prints e/ou vídeos das telas de erro.
Para mais informações sobre como reportar um possível erro no SIGAF clique .
Resumo
A forma de solicitar a senha especial CEAF não mudou;
antes da versão 12.0 era utilizado o login (CPF) e senha de acesso como senha especial CEAF. A partir da versão 12.0 segue sendo necessário o uso do login (CPF) e uma nova senha autenticada e específica para essa funcionalidade;
Instalação do TeamViewer
Quando for necessário o uso desse software o Suporte SIGAF irá informar. Nesse caso, siga o passo a passo de intalação a seguir:
Faça o download do TeamViewer no seu computador, clicandi aqui;
Abra o arquivo baixado;
Abrirá uma caixa de mensagem, selecione a opção "Instale com as configurações padrão" e clique em "Aceitar - próximo";
Aparecerá na sua tela notificação perguntando: "Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?"; clique em "Sim" para prosseguir;
O TeamViewer começará a ser instalado no seu computador;
Em seguida, será necessário aceitar a licença de uso do software, aparecerá a seguinte caixa de mensagem:
Clique em "Aceito o EULA e o DPA" e em seguida clique em "Continuar";
É necessário aceitar a licença para prosseguir com a instalação do TeamViewer.
O processo de instalação foi concluído e aparecerá a seguinte tela:
Pronto, você já está capacitado para realizar o download do TeamViewer!
Conheça a nossa equipe
O que é?
O Suporte SIGAF é composto por parte da equipe da Coordenação de Inteligência em Assistência Farmacêutica (CIAF) e é responsável por prestar diversos serviços de assistência aos usuários do sistema, contribuindo e garantindo o bom uso do sistema e a realização das atividades da assistência farmacêutica interligadas ao SIGAF.
O Suporte é dividido em dois níveis, como se fossem duas frentes que atuam em casos específicos. Entenda mais sobre esse níveis a seguir:
Suporte Nível 1
Equipe: Benedito, Márcia, Rodrigo e Tatiana.
O nível 1 é responsável pelo atendimento das demandas de baixa e média complexidade. Além disso, é composto pela equipe que mais interage diretamente com os usuários do sistema via telefone e-mail.
Esse nível irá solucionar rapidamente problemas simples, bem como responder as dúvidas dos usuários e executar algumas tarefas estabelecidas em scripts, ou seja, roteiros que contêm as etapas que devem ser seguidas. A atuação do nível 1 é padronizada e pré-definida.
Suporte Nível 2
Equipe: Ana Alice, Carolina, Eunice e Isabela.
O Nível 2 é responsável por atuar junto aos problemas de média e alta complexidade, aqueles que necessitam de diagnósticos, investigações e/ou de atuação da Prodemge para serem solucionados.
Este nível também é responsável pelo planejamento e gestão de solicitações de melhorias e correções, bem como a identificação de necessidades e falhas no sistema.
Essa é a equipe que costuma conduzir as edições do evento "Conversa com SIGAF", momento esse em que os usuários têm contato mais próximo com o suporte nível 2.
Reconstrução do SIGAF
Em 2022 o SIGAF iniciou o processo de reconstrução, a partir de novo contrato assinado em 2021, e talvez você se pergunte sobre o motivo e como se deu esse processo.
Porque o SIGAF foi reconstruído?
Para aprofundarmos mais precisamos passar por 2 conceitos: framework e performance. Parece complexo, mas continue a leitura que vai ficar bem simples de entender!
1. Framework
Framework é um termo do inglês que em sua tradução literal significa estrutura. Para um sistema ser criado ele precisa de quê? De estrutura! Exatamente. Essa estrutura pode ser entendida como um conjunto de códigos genéricos que permitem o desenvolvimento de sistemas e aplicações.
Simplificando, ele funciona como uma espécie de template ou modelo que, quando utilizado, oferece certos artifícios e elementos estruturais básicos para a criação de alguma aplicação ou software.
Na prática não é tão simples, ok? Por isso, o desenvolvedor precisa entender bem o tipo de framework que ele está usando em seu projeto, caso contrário o projeto final pode não funcionar conforme o desejado!
2. Performance
Performance é o conjunto de medidas de desempenho, normalmente relacionadas ao tempo de resposta do sistema ao executar as requisições dos clientes.
Ao longo do tempo o SIGAF seguiu sendo atualizado e melhorado para se adaptar às necessidades dos usuários e se adequar às novas legislações. Por outro lado, o framework foi se tornando obsoleto e apresentando inúmeras limitações frente às necessidades de desenvolvimento do sistema. Isso impactou diretamente na performance do sistema, tornando-o mais lento e/ou gerando períodos de indisponibilidade.
Cabe ressaltar que o comprometimento da performance devido a problemas de rede estão sendo monitorados junto à Diretoria de Tecnologia da Informação (DITI) e da PRODEMGE.
Conceitos entendidos? Separamos a seguir, o que mudou na versão 10.0, a primeira após o início da reconstrução do sistema.
Uso do TeamViewer
Instalado o TeamViewer, abra o software e encaminhe ao Suporte duas informações para que seja possível acessar a tela do seu computador:
Sua ID
Senha
Ao encaminhar seus dados de acesso, o Suporte irá ter acesso ao seu computador e irá aparecer no canto inferior da sua tela opções de controle do acesso:
Ao clicar o "x" e encerrar a sessão, será exibida a seguinte mensagem:
Clique em "Ok" e pronto, sessão finalizada!
Atualizações
Entenda e acompanhe as atualizações do sistema.
Nossa equipe se esforça para manter o sistema atualizado e se dedica em todas as atividades de manutenção corretiva e evolutiva:
Manutenção Corretiva
Consiste na correção de erros e falhas do sistema. Pode ser feita de forma emergencial ou programada.
Manutenção Evolutiva
Consiste em todas as melhorias realizadas no sistema, seja mudanças em ferramentas já existentes ou o desenvolvimento de novas ferramentas.
Para executar esse processo, o SIGAF passa por diversas fases que vão desde o planejamento, desenvolvimento, publicação, monitoramento e capacitação. Atualmente utilizamos a metodologia ágil, a qual segue o modelo SCRUM, e ocorre a condução de SPRINTS. Não se preocupe com esses termos, iremos explicá-los melhor no guia abaixo:
Ao final, todo o conteúdo desenvolvido é unificado e publicado em versões, as quais recebem um número. Você pode acompanhar o histórico de versões do sistema nos seguintes locais:
Versões Publicadas ANTES de 2022:
para acessar as notícias publicadas no Ajuda SAF.
Formulário de Atualização de Dados Cadastrais de Usuário
Serviços Contemplados
O e-mail cadastrado deve ser individual (privado ou institucional):
O usuário que deseja solicitar um desses serviços deverá:
1. Formulário de solicitação
2. Guia de como tirar foto do documento de identificação e selfie
Serão considerados documentos oficiais de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte.
O documento de identificação deve conter foto atualizada do solicitante e a numeração do CPF. Caso o documento não contenha CPF deve-se encaminhar além da foto do documento de identificação, foto do cadastro de pessoa física (CPF).
Alertas e orientações finais
O prazo para análise e resposta pelo Suporte é de uma semana. A resposta será encaminhada para o e-mail do solicitante.
Para que possamos entender melhor o problema relatado, o print (captura de tela) precisa conter duas informações obrigatórias:
A URL da página (o "endereço" que aparece no topo do navegador)
A data e hora visíveis no rodapé da tela (geralmente no canto inferior direito da área de trabalho)
Exemplo:
Objetivo
Este formulário tem como finalidade registrar ocorrências de instabilidade no SIGAF, servindo como ferramenta de monitoramento contínuo e base para solicitações de melhoria junto à Prodemge (empresa responsável pelo desenvolvimento e suporte do sistema).
Como funciona
O formulário está dividido em 3 fluxos, conforme o nível de atuação do usuário:
Nível Regional: usuários das Regionais de Saúde
Nível Municipal: profissionais dos estabelecimentos municipais de saúde
Nível Central: servidores da Administração Central da SES/MG, vinculados à Superintendência de Assistência Farmacêutica
O preenchimento do formulário deve ser feito sempre que uma instabilidade for identificada, mesmo que ela não persista. Os dados registrados serão utilizados para análises técnicas, identificação de padrões e cobrança formal de soluções junto à Prodemge.
Acesso
Aqui você encontra todas as informações sobre o acesso ao SIGAF
Ao procurar o link de acesso ao SIGAF em sites de busca como o Google a primeira resposta exibida tem sido do site do SIGAF Homologa, que é um espaço para testes internos, ou seja, não é para acesso de usuários e sim da equipe da CIAF e da PRODEMGE.
Para acessar o sistema você precisa cumprir os seguintes Requisitos:
Critérios para Acesso
Pertencer ao quadro de funcionários de um dos estabelecimentos públicos situados no Estado de Minas Gerais
Possuir ATIVO no SIGAF ou ter acesso ao seu e-mail pessoal cadastrado no SIGAF para ATIVAR a sua .
Possuir Internet e computador que cumpra os .
Não cumpre os critérios? Veja o que fazer:
Para solicitar cadastro no SIGAF:
Para recuperar sua senha:
Para desbloquear sua senha:
Para atualizar seu e-mail:
Para outros problemas de acesso:
Fale Conosco
Caso precise acionar o Suporte SIGAF entre em contato via:
O atendimento via suporte é feito apenas pelo e-mail. Quando necessário, o suporte entra em contato via telefonema, vídeo chamada ou acesso remoto.
Atenção!
Ao contatar o suporte SIGAF via e-mail se atente para sempre enviar o máximo de informações e detalhes possíveis sobre a sua dúvida.
Sugerimos que encaminhem:
Pode ser que em alguns casos, para compreender melhor a dúvida do usuário o Suporte SIGAF solicite o uso da ferramenta TeamViewer, por isso, confira o guia a seguir:
Para se manter atualizado, assine o ! Assim a cada novidade você será avisado por e-mail.
Limpar Cache
Conceitos iniciais
Cache do Navegador, o que é isso?
O Cache do Navegador é um espaço temporário de armazenamento que acelera a velocidade dos sites. Ele guarda arquivos estáticos na memória do seu computador. Esse recurso reduz o número de solicitações enviadas ao servidor da internet que contém os arquivos reais. Em vez disso, ele carrega os arquivos armazenados localmente.
Alteração da Central de Ajuda
A Coordenação de Inteligência em Assistência Farmacêutica – CIAF/SAF (antiga CQGI/SAF) informa que de modo a adequar a Central de Ajuda do SIGAF (CAS) à RESOLUÇÃO SEPLAG – nº 29, DE 05 DE JULHO DE 2016, o domínio do site foi alterado de wordpress.com para o oficial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – saude.mg.gov.br -.
Na oportunidade, oficializamos a ampliação do escopo dessa plataforma, que quando criada tinha por seu objetivo fornecer informações apenas relacionadas ao SIGAF, e nos últimos anos já incorpora informações de diversos processos de trabalhos da SAF. Nesse sentido o nome do canal foi alterado de Central de Ajuda do SIGAF para Ajuda SAF, a fim de contemplar essa mudança de escopo. Reiteramos que, o acesso a essa plataforma continuará sendo realizada pelos mesmos locais e atalhos disponíveis atualmente, tanto no SIGAF quanto no SIGAF Documenta, e apesar da sua ampliação de escopo, a plataforma permanece com o objetivo de promover a comunicação entre os colaboradores do SUS que tem interface com a Assistência Farmacêutica no Estado de Minas Gerais, nos níveis Estadual, Regional e Municipal, sendo o conteúdo preparado e divulgado apenas para esse público.
O novo canal chamado de , de endereço <>, estará disponível para acesso somente a partir do dia 08/01/2024. Informamos também que nesta data a página inicial do link antigo da Central de Ajuda SIGAF (CAS) exibirá apenas um informe sobre a mudança, além de um botão para redirecionamento para o novo site (Ajuda SAF).
Versão 10.0
Sobre a Versão 10.0
O primeiro produto da reconstrução do SIGAF em novo framework é a versão 10.0, que constitui um pacote de alterações de alta complexidade_._ As primeiras alterações do sistema em reconstrução estão relacionadas ao acesso, página inicial e módulo usuários.
Mais especificamente, essa versão traz novidades atreladas a:
Formulário de Solicitação de Acesso ao SIGAF
Serviços Contemplados
Relatório Consolidado Planejamento ERAF
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Programação >
Relatório de Lançamentos Financeiros
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Distribuição >
Relatório Análise Triagem por Pedido
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Triagem Terapêutica >
Versão 12.6
I. DATA DE PUBLICAÇÃO
A versão 12.6 foi publicada em 25/10/24.
II. ESCOPO DA PUBLICAÇÃO
A versão 12.6 iniciou a substituição do Serviço de Gerenciamento de Conteúdo atual, denominado “Alfresco”, pelo PROECM.
Mas o que seria o PROECM?
É uma solução de gerenciamento de conteúdo no data center da Prodemge, para organização, armazenamento e consolidação de forma eficiente de diversos tipos de mídia (como documentos, áudios, vídeos e imagens) e seus respectivos metadados, além da realização de backup e do provimento de segurança.
Assim, todos os novos documentos passarão a ser salvos no PROECM e não mais no Alfresco. De uma maneira genérica, podemos dizer que os apontamentos serão alterados para que isso aconteça.
Serviços alterados
Nessa versão, os arquivos relacionados ao “Credenciamento de UPDTS” passaram a ser armazenados no PROECM.
Nome da Versão
Versão 12.6 - PROECM – Credenciamento UPDT
III. O USUÁRIO DO SIGAF PERCEBERÁ ALGUMA MUDANÇA? SERÁ NECESSÁRIO ALGUM TREINAMENTO?
Não, essa versão não irá gerar nenhuma alteração na aplicação nem nas regras. As telas, relatórios e regras do sistema não serão alterados.
IV. HAVERÁ MAIS VERSÕES RELACIONADAS AO PROECM?
Sim, teremos ao menos mais duas versões, uma referente aos arquivos APAC e outra para migração do passivo.
É importante reforçar que o layout, disposição dos conteúdos, e organização dos menus não se alterarão nesse primeiro momento, fazendo com que essa transição ocorra com o mínimo de impacto possível. Caso mudanças futuras ocorram no Ajuda SAF para adequação ao novo escopo, informaremos com antecedência.
Com o tempo, os arquivos armazenados no cache podem ocupar muito espaço no disco, o que pode comprometer o desempenho do navegador, deixando-o mais lento. Além disso, se os arquivos no cache estiverem desatualizados, você pode ver conteúdo incorreto. Por exemplo, pode ter dificuldades para visualizar as alterações mais recentes feitas em um site ou página. Por isso, limpar o cache do navegador periodicamente pode evitar esses problemas!
Siga o passo a passo a seguir:
Clique no ícone de 3 pontos no canto superior direito da janela do seu navegador.
Chrome: Vá em Mais Ferramentas > Limpar dados de navegação.
Firefox: Vá em Histórico > Limpar histórico recente.
Selecione o período desejado — as opções disponíveis variam entre Última Hora e Todo o Período.
Selecione o tipo de dados que você deseja deletar. Marque a opção Imagens e arquivos armazenados em cache no Google Chrome ou Cache no Firefox para limpar apenas o cache do navegador. Você também pode escolher Histórico de navegação e Cookies e outros dados do site, mas note que isso vai afetar todos os dispositivos sincronizados com sua conta e desconectar você da maioria dos sites.
Com essas mudanças e com as próximas versões do SIGAF espera-se que ocorra uma melhora progressiva no sistema, com melhoria na qualidade, aumento da produtividade, melhorias significativas na usabilidade e resolução dos problemas de lentidão e indisponibilidade relacionados ao sistema. Vale ressaltar que a interface do SIGAF foi desenvolvida para ser intuitiva, facilitando seu uso.
Confira nosso Raio-X para verificar o antes e depois do SIGAF:
Fluxos Atualizados do Suporte do SIGAF
Com a publicação da nova versão do sistema alguns serviços do Suporte SIGAF foram descontinuados e/ou atualizados. Confira quais mudanças são essas a seguir:
Capacitação
Atualmente as capacitações são realizadas a partir do evento Conversa com SIGAF. Acesse a página abaixo para visualizar o cronograma dos eventos, bem como a gravação em vídeo.
Manuais
Também disponibilizamos diversos conteúdos na forma de passo a passo e perguntas frequentes, que servem como material de consulta para que você fique expert nas funcionalidades do SIGAF 10.0! Confira os conteúdos abaixo:
O usuário que deseja solicitar um desses serviços precisará:
Entende-se por Responsável pelo Estabelecimento pessoa cadastrada no SIGAF que possua nível Farmacêutico Regional, Farmacêutico Municipal, Gerente Almoxarifado com acesso ATIVO e DISPONÍVEL no estabelecimento de interesse. O responsável substituto precisa ser designado para responder pelo estabelecimento durante as férias, licença ou ausência do responsável.
1. Formulário de solicitação
O e-mail cadastrado deve ser individual (privado ou institucional):
3. Guia de como tirar foto do documento de identificação e selfie
Serão considerados documentos oficiais de identificação: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte.
O documento de identificação deve conter foto atualizada do solicitante e a numeração do CPF. Caso o documento não contenha CPF deve-se encaminhar além da foto do documento de identificação, foto do cadastro de pessoa física (CPF).
Alertas e orientações finais
O prazo para análise e resposta pelo Suporte é de uma semana. A resposta será encaminhada para o e-mail do solicitante.
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
O nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Fornecer uma visão consolidada das demandas planejadas de medicamentos/produtos pelos municípios, organizadas por região, medicamento, forma de gestão e quantidade. Ele apoia o processo de consolidação estadual e auxilia na tomada de decisão para aquisição centralizada via Ata de Registro de Preços de itens contemplados pela Estratégia de Regionalização da Assistência Farmacêutica (ERAF).
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é mais útil em situações como:
Análises gerenciais e estratégicas da demanda total por item e região.
Planejamento da aquisição estadual com base nos dados agregados por região.
Monitoramento da adesão das regiões ao planejamento.
Atualmente a ERAF é organizada apenas por uma região ("Região EFAF")
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data cadastro" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
O nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual era a finalidade do relatório?
Acompanhar os lançamentos financeiros referentes às contrapartidas federal, estadual e municipal do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.
Essa ferramenta era utilizada quando a aquisição e a logística de medicamentos e insumos eram realizadas em nível estadual. Com a implantação da ERAF, esse processo foi descontinuado e, consequentemente, a ferramenta também deixou de ser utilizada.
Em quais situações o relatório pode ser útil?
Este relatório é útil em situações que envolvem:
Em auditorias e prestações de contas.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data Lançamento" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Comparar o número de pacientes cadastrados com a estimativa de consumo e de pacientes esperados para um determinado pedido, permitindo avaliar a coerência e a adequação da solicitação de medicamentos com base nas triagens registradas.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Para validar pedidos de medicamentos com base na quantidade de pacientes efetivamente triados.
No acompanhamento da regularidade e consistência dos dados de triagem utilizados para justificar solicitações.
Para identificar possíveis distorções entre o consumo estimado e o perfil real de pacientes.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
O processo de desenvolvimento do SIGAF passa por diversas fases que vão desde o planejamento, desenvolvimento, publicação, monitoramento e capacitação. Atualmente utilizamos a metodologia ágil, a qual segue o modelo SCRUM, e ocorre a condução de SPRINTS. Não se preocupe com esses termos, iremos explicá-los melhor abaixo:
Metodologia Ágil
É uma forma de conduzir projetos que busca dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas.
Scrum
É uma das metodologias ágeis proposta para executar projetos complexos em menor tempo e com o uso de menos recursos.
Sprint
É uma etapa do Scrum em que por um período de tempo limitado a um mês ou menos, uma versão incremental e usável de um produto é desenvolvida.
Diferente do modelo tradicional, na metodologia ágil todas as etapas de desenvolvimento são realizadas a cada SPRINT, na qual são realizadas entregas parciais.
Etapas de Desenvolvimento
Construção do _Product_ Backlog
O Backlog do Produto é como um armazém de ideias, no qual organizamos tudo que precisa ser realizado e modificado no sistema, no caso, no SIGAF. Para ter um backlog robusto, são desenvolvidas uma série de ações, as quais se seguem:
Análise de Solicitações de Melhorias
Cabe à Coordenação de Inteligência em Assistência Farmacêutica (CIAF) analisar as solicitações de melhorias no sistema que surgem via Ajuda SAF () e a partir do acompanhamento dos processos de trabalho internos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e de alterações legais.
Priorização
As solicitações que realmente dependem de alterações no SIGAF são priorizadas segundo sua urgência - tempo para execução e prazo para conclusão -, e importância - valor que a tarefa em questão agregará ao sistema -. A partir disso é possível definir a prioridade das solicitações e sua ordem de execução.
Mapeamento do Processo de Trabalho
A CIAF durante a análise das solicitações de melhoria, busca compreender quais realmente dependem de melhoria no sistema, ou podem ser resolvidas no processo de trabalho.
As queixas que levam a solicitações de melhoria no sistema podem, em alguns casos, ser solucionadas temporariamente ou definitivamente por adaptações no processo de trabalho. Além disso, algumas melhorias no sistema também podem impactar o processo de trabalho, tornando importante o mapeamento deste em ambos os casos.
Levantamento de Requisitos
Durante essa etapa tudo o que é necessário e desejável para uma ferramenta, layout e funcionalidade no sistema é definido.
Escrita de Histórias
É nessa etapa que os itens parte do produto a ser desenvolvido na sprint são detalhados e especificados.
Sprint Backlog
As sprints do SIGAF duram duas semanas, e a cada 15 dias iniciamos um novo ciclo que é composto das seguintes etapas:
Refinamento
São realizadas reuniões em que são apresentadas as necessidades e funcionalidades que devem entrar na sprint, bem como são acordados os protótipos de tela do sistema para cada funcionalidade.
Codificação
Essa etapa contempla a construção no sistema do produto da sprint em questão, e é realizada pela equipe de desenvolvimento da empresa contratada - Prodemge.
Testes
Tudo o que é construído no sistema precisa ser testado para garantir que o que foi especificado foi de fato entregue e que está funcionando conforme o esperado. Essa etapa é realizada em conjunto pela equipe da CIAF e da Prodemge.
Review
É uma reunião em que o Time Prodemge prepara e apresenta o resultado da sprint para apreciação da CIAF.
Retrospectiva
O time inspeciona o trabalho da sprint e identificam ações para melhorar continuamente.
Entrega Final
Homologação
A homologação é o processo em que é analisado se todos os requisitos funcionais e de negócio estão funcionando corretamente no sistema. São realizados vários testes para que seja possível identificar e corrigir possíveis falhas antes de publicada a versão para os demais usuários.
Os testes não são realizados no sistema publicado, mas em um ambiente próprio, o ambiente de homologação.
Publicação
Nessa etapa, o que foi desenvolvido e testado no ambiente de homologação é publicado no sistema em produção, ou seja, aquele que os usuários acessam. É a publicação de uma nova versão do sistema, no caso do SIGAF.
Capacitação
Para que todos estejam alinhados e cientes sobre o funcionamento do sistema e das mudanças que são publicadas, são realizadas iniciativas para capacitar os usuários e a equipe interna da CIAF. São realizados treinamentos, Conversa com SIGAF, desenvolvidos manuais e guias, vídeo aulas, etc.
Divulgação
Sempre é divulgada a publicação de uma nova versão, via SEI, às Coordenações de Assistência Farmacêutica e respectivos municípios adstritos.
Monitoramento
A equipe da CIAF sempre está atenta às notificações recebidas e percebidas durante o uso do sistema, para garantir seu bom funcionamento. O monitoramento é contínuo.
Formulário de Inativação de Acesso no SIGAF
Serviços Contemplados
Quem pode Solicitar?
O proprietário da conta ou o responsável pelo Estabelecimento de Saúde e colaboradores do nível central da SAF, com nível de acesso Administrativo SAF.
Documentos
O usuário que deseja solicitar um desses serviços precisará:
1. Formulário de solicitação
2. Documento Comprobatório
É necessário anexar 1 dos documentos abaixo no e-mail a ser encaminhado para o suporte:
Certidão de Óbito
Publicação no Diário Oficial de Aposentadoria
Publicação no Diário Oficial de Exoneração/Demissão
Apenas para solicitações vindas do nível central com nível de acesso Farmacêutico SAF não é necessário o envio do documento comprobatório.
Alertas e orientações finais
O prazo para análise e resposta pelo Suporte é de uma semana. A resposta será encaminhada para o e-mail do solicitante.
Serviços Ofertados
Conheça quais são os serviços do suporte SIGAF.
Elencamos os serviços ofertados pelo Suporte SIGAF a seguir:
Serviço Suporte SIGAF
Detalhamento
Quem pode fazer?
O próprio usuário ou o suporte.
Quando o suporte presta esse serviço?
APENAS para o caso em que o usuário está impossibilitado de realizar seu primeiro acesso ao sistema.
O que é necessário?
Envio de de formulário e documentos comprobatórios.
Quem pode fazer?
Apenas o Suporte SIGAF.
Quando o suporte presta esse serviço?
solicitante possui cadastro no SIGAF com CPF incorreto;
solicitante não possui cadastro no SIGAF mas seu CPF já foi utilizado em outro cadastro.
O que é necessário?
Envio de de formulário e documentos comprobatórios.
Quem pode fazer?
Farmacêutico Municipal, Farmacêutico Regional, Gerente Almoxarifado e Suporte.
Quando o suporte presta esse serviço? Quando não há um funcionário no estabelecimento de saúde apto para realizar o cadastro.
O que é necessário?
Envio de formulário e documentos comprobatórios.
Quem pode fazer?
Farmacêutico Municipal, Farmacêutico Regional e Gerente Almoxarifado do estabelecimento de saúde em questão e Suporte.
Quando o suporte presta esse serviço?
Quando não há um funcionário no estabelecimento de saúde apto para realizar essa ação.
O que é necessário?
Envio de formulário e documentos comprobatórios.
Versão 12.5
I. DATA E HORÁRIO DE PUBLICAÇÃO
A versão 12.5 do SIGAF será publicada após as 19h do dia 10/05/2024.
II. ESCOPO DA PUBLICAÇÃO
A versão 12.5 do SIGAF consolida diversas melhorias de baixa complexidade que estavam pendentes. As atualizações previstas serão implementadas, melhorando a usabilidade e performance do sistema.
As melhorias incluem:
Correção na ferramenta "Consulta de Inconsistências (BNAFAR)"
Ao consultar as inconsistências BNAFAR, o sistema não estava retornando todas as competências e, por vezes, exibia tela de erro (504 Gateway Time-out). Esse problema será solucionado com a versão 12.5.
Correção na ferramenta "Ajuste de Estoque"
Foram identificados ajustes de estoque em alguns estabelecimentos de saúde que foram registrados sem salvar o log do usuário responsável pelos ajustes. Notamos que, para um mesmo usuário e estabelecimento, por vezes o sistema registrava o log do ajuste e, em outras ocasiões, não o fazia.
Para resolver essa questão, foi implementada uma solução: no momento em que um ajuste é salvo, se o sistema não conseguir identificar o usuário por algum motivo, o ajuste não será registrado e uma mensagem de erro será exibida ao usuário na tela: "Ajuste de Estoque não foi concluído, tente novamente". Isso permitirá que o usuário repita a operação e garantirá que o log seja devidamente registrado.
Correção no parecer dos processos CEAF e Glargina
Identificamos um erro no sistema em que alguns pareceres estavam sendo salvos em duplicata. Esse problema era de natureza visual e não afetava os processos CEAF e suas respectivas dispensações.
Para resolver essa questão, foram implementadas duas medidas:
Criação de uma rotina para remover os pareceres duplicados nos casos em que isso já ocorreu.
Correção na exibição de disponibilidade de medicamento no MGApp
Foi identificada uma incongruência na exibição de disponibilidade no MGApp para um processo do Componente Especializado. Originalmente, o processo era para RIVASTIGMINA 9 MG ADESIVO TRANSDÉRMICO, mas, com uma LME mais vigente, atualizado para RIVASTIGMINA 18 MG ADESIVO TRANSDÉRMICO. No entanto, o sistema não estava mostrando a disponibilidade do medicamento mais vigente. Em contrapartida, conforme a regra RNG 11.04, se um processo tiver mais de um medicamento e pelo menos um deles não estiver de enquadrado na RNG 11.04, como é o caso da RIVASTIGMINA 9 MG ADESIVO TRANSDÉRMICO, o SIGAF não deve permitir a consulta de disponibilidade de NENHUM dos medicamentos do processo, não exibindo-os na interface de Disponibilidade de Medicamentos no MG App. Além disso, a regra não validava a disponibilidade conforme a vigência da LME.
Para solucionar essa questão, implementamos uma nova regra. Agora, nos casos em que os procedimentos não se enquadram na RNG 11.04, mas estão no mesmo processo de medicamentos que se enquadram, o sistema passará a verificar a disponibilidade com base na vigência da LME. Adicionalmente, o sistema mostrará a disponibilidade caso a LME mais vigente contenha somente o medicamento que não está na RNG 11.04.
Melhorias no campo "Telefone Comercial" do cadastro de usuários
Ao cadastrar um novo usuário no sistema, o campo "Telefone Comercial" era preenchido automaticamente pelo SSC sem a possibilidade de edição no momento do cadastro. No entanto, em alguns casos, em decorrência da base "suja, alguns registros de telefone comercial possuíam o número de caracteres inválido, o que impedia o salvar do usuário. Para resolver essa questão, foi realizada uma melhoria no sistema. Agora, ao cadastrar um usuário que já possui cadastro no SSC, o campo de telefone comercial será editável, e qualquer alteração realizada será refletida no SSC.
Melhoria endereçamento
Correção de erros
Correção da máscara de endereçamento na ferramenta de Ajuste de Estoque.
Correção da exibição do endereçamento na ferramenta de Posição de Estoque, utilizando o endereço informado no registro da Entrada por Aceite de Distribuição, pois identificamos que, ao preencher o campo Localização, não estava sendo salvo corretamente e refletindo na Posição de Estoque.
Correção Mural de Avisos
Identificamos um problema em que as mensagens do Mural de Avisos da página inicial estavam exibindo palavras com caracteres especiais desformatadas. Realizamos ajustes no sistema para garantir que as informações sejam exibidas adequadamente.
Integração
O que é Integração entre Sistemas?
A Integração entre Sistemas é uma solução tecnológica que visa a otimização de processos de trabalho, na medida que permite com que diferentes plataformas e ferramentas digitais interajam entre si de modo automatizado. Em outras palavras, é o ato de inserir um dado em um determinado software e fazer com que, automaticamente, ele seja enviado para outro sistema, evitando retrabalho, inconsistências de informações e otimizando o tempo das equipes.
E webservice, o que é?
De maneira simples, Webservice é um tipo de API que se comunica com outros sistemas por meio da Internet. Tipicamente, HTTP é o protocolo mais comumente usado para a comunicação. Web Services também usam SOAP, REST e XML-RPC como meio de comunicação. Quando uma API precisa enviar dados através de rede, estamos falando de Web Services.
Com quais sistemas o SIGAF integra?
Atualmente as Integrações do SIGAF com outros sistemas constam na tabela abaixo:
Integração
Objetivo
Fluxo de Dados
Conversa com SIGAF
Para ver as gravações das edições do CS clique aqui.
O que é o Conversa com SIGAF?
Evento realizado por parte da equipe de suporte para esclarecer dúvidas dos usuários do sistema e reforçar as diretrizes e regras de uso do SIGAF.
Objetivo
Os encontros são fundamentais para garantir que todos os usuários tenham o apoio necessário para bem utilizarem o sistema. Esses encontros se focam em:
Resolver dúvidas emergentes dos usuários
Discutir funcionalidades existentes e potenciais atualizações
Revisar as diretrizes de uso para garantir conformidade com as regras internas
Benefícios
Participar dessas sessões traz uma série de vantagens, tanto para os usuários quanto para a organização como um todo, incluindo:
Conformidade e Alinhamento: A revisão contínua das diretrizes de uso assegura que todas as operações estejam em conformidade com as regras internas, evitando erros e problemas.
Atualização Contínua: Esses encontros são uma oportunidade para os usuários se manterem informados sobre novas funcionalidades e mudanças no sistema, garantindo que todos estejam utilizando o SIGAF em seu máximo potencial.
Estrutura
Cada sessão é organizada seguindo um formato que permite abordar todos os tópicos importantes, incluindo:
Introdução: Breve recapitulação dos objetivos da sessão e apresentação dos tópicos a serem discutidos.
Discussão de Funcionalidades: Análise das funcionalidades atuais, discussão sobre futuras atualizações e exploração de como melhorar o uso do sistema.
Revisão de Diretrizes: Momento para revisar as diretrizes de uso do SIGAF, enfatizando novas regras ou alterações importantes.
Sessão de Q&A: Um período dedicado para responder às dúvidas dos usuários, sejam elas enviadas previamente ou levantadas durante o encontro.
Convite
Convidamos todos os usuários do SIGAF a participarem dessas sessões. Sua presença é vital para continuarmos melhorando a operação do sistema de forma coletiva, assegurando que ele sirva da melhor maneira possível às necessidades de todos. Fique atento aos comunicados para não perder as datas!
Participe e contribua para a melhoria contínua do SIGAF!
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Este relatório permite acompanhar a situação das Notas Fiscais de Entradas Simples registradas no sistema. Abrange aquisições com recurso próprio e, no caso do nível Central, também inclui as cargas recebidas do Ministério da Saúde e/ou de outros entes, como secretarias estaduais ou instituições parceiras.
Ele possibilita verificar se a nota foi devidamente registrada, seu status de conferência e demais informações relacionadas ao processo de entrada.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Acompanhamento de entradas simples de medicamentos, no que compete à Nota Fiscal.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data Cadastro" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
Não é possível extrair esse relatório, apenas consultar no SIGAF.
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Relatórios SIGAF
Consulta Relatórios SIGAF
Fornecemos uma planilha que cada usuário deve baixar para utilizar. Esta ferramenta facilita a localização dos relatórios SIGAF adequados para atender às suas demandas. É possível filtrar os relatórios pelo seu nível de acesso ao SIGAF, submenus do campo "Relatórios", nome do Relatório e/ou dados fornecidos no relatório.
Por favor, baixe a planilha e utilize-a como guia em suas consultas de dados no SIGAF.
Como utilizar a planilha "Consulta Relatórios SIGAF"
Realize o download do arquivo da planilha anexado acima. É necessário Habilitar Edição para o uso da planilha.
⚠️ Página em Construção!
Nesta seção, você encontrará manuais sobre todos os relatórios disponíveis no SIGAF. No entanto, estamos ainda em processo de construção e atualização das páginas.
As páginas com o ícone ✅ estão finalizadas, já as com o ícone 🔃, estão em desenvolvimento.
Agradecemos a compreensão e paciência enquanto trabalhamos para disponibilizar todas as informações.
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?*
Possibilita o acompanhamento de uma distribuição e/ou um pedido a qual pode ser pesquisada pelos respectivos números. Para cada item do pedido é possível verificar o quantitativo solicitado, autorizado, faturado e recebido, bem como os valores correspondentes.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Comparar o que foi solicitado com o que foi efetivamente autorizado, faturado e recebido, tanto para quantitativo e valores financeiros.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário selecionar uma Regional de Saúde para realizar a busca.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Relatório Pedido de Medicamentos
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Programação >
Relatório Dispensação por Atendimento
Antigo Relatório de Dispensação por Registro
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Dispensação >
Relatório Posição de Estoque Atual
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Gestão de Estoque >
Relatório de Distribuição
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Distribuição >
Relatório Dispensação de Talidomida
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Dispensação >
Relatório Movimentação de Estoque
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Gestão de Estoque >
Relatório Ciclo de Atendimento
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Distribuição >
Relatório Processos CEAF e Glargina
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Triagem Terapêutica >
Relatório Contagem Triagens Registradas
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Triagem Terapêutica >
Relatório Dispensação por Medicamentos
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Dispensação >
Relatório Agendamento Retorno Paciente
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Dispensação >
Relatório Ajustes de Estoque
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Gestão de Estoque >
Relatório Ata de Registro de Preços
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Aquisição >
Relatório Autorização de Fornecimento Estadual
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Aquisição >
Após o cadastro de cada parecer, verifica-se se um parecer idêntico foi cadastrado nos últimos 10 segundos pelo mesmo usuário e para o mesmo processo. Se for identificado um parecer duplicado, ele é removido automaticamente.
Implementação de melhorias
Na ferramenta de Entrada por Aceite de Distribuição , foi atualizada a label do campo "Localização 1" para "Endereçamento Físico", buscando manter a padronização do campo em conformidade com as ferramentas de Entrada Simples e Ajuste de Estoque.
Na ferramenta de Entrada por Aceite de Distribuição Colocar, foi implementada uma máscara no campo "Endereçamento Físico", seguindo o mesmo padrão de endereçamento das ferramentas de Entrada Simples e Ajuste de Estoque.
Feedback e Encerramento: Espaço para os usuários compartilharem suas opiniões e feedback, seguido de um encerramento que resume os pontos chaves discutidos e os próximos passos.
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Farmacêutico Regional
Se o acesso for atendente,nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza o seu estabelecimento quando remetente e os seus estabelecimentos vinculados quando remetentes.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quando remetente como os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Versão 12.7.0-023
I. DATA DA PUBLICAÇÃO
A versão 12.7.0-023 foi publicada em 30/09/25.
II. ESCOPO DA PUBLICAÇÃO
A versão 12.7.0-023 cria o campo "Pessoa em situação de rua?" na ferramenta Cadastro de Paciente e também contempla melhorias no sistema em conformidade com o novo Layout de Exportação de APAC.
III. O QUE IRÁ MUDAR?
O campo "Pessoa em situação de rua?" na ferramenta Cadastro de Paciente deverá ser preenchido com a opção SIM para pacientes atendidos no CEAF que se enquadrem nesta condição.
O campo endereço para os pacientes em situação de rua deverá ser preenchido com o endereço da unidade de atendimento da farmácia.
Os dados dos pacientes em situação de rua serão enviada na APAC.
O SIGAF estará em conformidade com o novo Layout de Exportação da APAC.
SSC
Requisição de Acesso ao SIGAF e Segurança do Sistema, Atualização de dados de Acesso no SSC
Bilateral
Base 3
Envio e Consulta de dados do SIGAF Legado (Base 3) para o SIGAF Novo. Envio e Consulta de dados do SIGAF Novo para o SIGAF Legado (Base 3).
Unilateral, do SIGAF para o Ministério da Saúde (BNAFAR)
MGApp
Consulta de dados de solicitações de medicamentos CEAF (andamento do processo, Parecer, disponibilidade), lista de medicamentos padronizados no SUS (REMEMG), Geolocalização dos Estabelecimentos de Saúde, Agendamento de Abertura de Processos CEAF (Exclusivo BH).
Unilateral, do SIGAF para o MGApp
SEI Interno
Consulta da numeração de processos SEI, e vinculação de atalho para acesso direto pelo SIGAF da documentação digitalizada dos processos CEAF.
Unilateral, do SEI para o SIGAF
É possível seguir a ordem que desejar para filtrar as informações da planilha. Abixo segue o detalhamento de cada um dos filtros e indicação de uso.
Filtre pelo nível de acesso que você deseja consultar no campo "Nível de Acesso".
Os relatórios são exibidos no SIGAF conforme o nível de acesso de quem está acessando o sistema. Cada nível de acesso pode acessar relatórios específicos.
Utilize o filtro "Tipo de Relatório" caso queira filtrar os relatórios a partir dos submenus do campo "Relatórios" do SIGAF
Utilize o filtro "Relatório" para filtrar por um ou mais relatórios. Utilize o filtro "Dados" para filtrar pelos dados dos relatórios que você precisa.
Para selecionar mais de um Relatório ou Dado é necessário apertar a tecla "CTRL" e logo após selecionar o Relatório desejado.
Não se esqueça de limpar o filtro toda vez que quiser alterar a seleção clicando no ícone:
Selecione no campo "Descrição Link" qual Relatório você gostaria de consultar, só é possível consultar um de cada vez.
Ao selecionar o relatório, aparecerá no retângulo laranja ao final da planilha o link que te encaminhará para o manual de cada um dos relatórios.
Sobre o Relatório
Quem consegue acessar este relatório?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Acompanhar e monitorar os pedidos de medicamentos realizados pelo seu estabelecimento de saúde. Ele permite verificar a solicitação, o status do pedido e outras informações relevantes para o controle logístico e gerencial do pedido de medicamentos.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Acompanhamento da regularidade dos pedidos realizados pelos estabelecimentos de saúde, conforme cronogramas pactuados.
Verificação do status dos pedidos (aberto, autorizado a distribuir, faturado, em trânsito, parcialmente aceito, aceito, carga não recebida, cancelado).
A partir dos status aberto e autorizado a distribuir já é possível consultar no campo ação do relatório o PDF do pedido.
Para os status faturado, em trânsito, parcialmente aceito, aceito e carga não recebida é possível também consultar no campo ação do relatório a Nota de Fornecimento de Produtos do pedido.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher o campo "Data do Pedido" para pesquisar.
O campo "todas" que aparece em "Data Pedido" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
O Fiscal Municipal consegue visualizar todos os estabelecimentos de saúde do município ao qual está vinculado.
Já o nível central e fiscal estadual/regional têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Apresenta os dados de dispensação organizados por atendimento, consolidando em um único registro todos os itens dispensados a um paciente no mesmo atendimento.
Exemplo: em um atendimento podem ser dispensados vários itens, que neste relatório aparecem agrupados em um registro.
Essa visão permite aferir o número de atendimentos por paciente e apoia a rastreabilidade, a análise de produtividade e auditoria dos processos de dispensação nos estabelecimentos de saúde, já que também exibe as informações do responsável pelo atendimento.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Aferir o número de atendimentos por paciente.
Permite mensurar a produtividade individual dos membros da equipe de atendimento dos estabelecimentos de saúde.
Facilita auditorias e prestação de contas com base no histórico de dispensações.
Garante maior rastreabilidade, já que traz o nome do usuário que realizou o registro.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher o campo "Data Dispensação" para realizar a busca.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
O Fiscal Municipal consegue visualizar todos os estabelecimentos de saúde do município ao qual está vinculado.
Já o nível central e fiscal estadual/regional têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite visualizar o status atualizado do estoque de medicamentos/produtos em cada estabelecimento de saúde, detalhando lote, validade, valor, localização e eventuais bloqueios. Ele oferece uma fotografia precisa e consolidada da situação dos estoques, indicando o saldo físico e contável disponível por item (lote e localização).
É utilizado para acompanhamento da disponibilidade de medicamentos/produtos, planejamento de reposição e conferência entre estoques registrados no sistema e o estoque físico, subsidiando o controle operacional e gerencial.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Planejar redistribuições e reposições entre unidades com base na disponibilidade.
Permite fazer o controle de medicamentos com data de vencimento próxima ou medicamentos/produtos bloqueados.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data Vencimento" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza o seu estabelecimento quando remetente e os seus estabelecimentos vinculados quando remetentes.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quando remetente como os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Acompanhar, de forma detalhada, dados de distribuição simples e por pedido, organizados por remetente, ou seja, só é possível visualizar o que for distribuído pelo próprio estabelecimento de saúde ou estabelecimentos vinculados (nível municipal) e estabelecimentos sob sua jurisdição (nível regional).
Retorna dados como quantidade, valores, lote, destino e status da distribuição. Ele garante a rastreabilidade e controle do fluxo de distribuição de medicamentos.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Para monitoramento da distribuição realizada nos estabelecimentos de saúde.
Para rastreabilidade dos medicamentos e produtos distribuídos.
Em auditorias e processos de conferência de distribuição.
Para controle do estoque a partir da saída real dos itens.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher o campo "Remetente" para realizar a busca.
O campo "todas" que aparece em "Data Distribuição" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite monitorar os registro de dispensação da substância Talidomida e do medicamento que a contenha, permitindo rastreabilidade de dados do paciente, prescritor e receita, garantindo a segurança no uso e o cumprimento das exigências dentro da legislação vigente.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Controle rigoroso da dispensação da Talidomida.
Rastreabilidade completa da dispensação por paciente, profissional e estabelecimento de saúde credenciado para dispensação de Talidomida.
Planejamento da oferta e abastecimento desse medicamento.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data Dispensação" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite visualizar todas as movimentações que impactam o saldo de estoque, como entradas, aceites de distribuição, distribuições, estornos de distribuição e dispensações. Possibilitando o acompanhamento completo do fluxo de entrada e saída de medicamentos/produtos, garantindo controle, rastreabilidade e suporte à tomada de decisão.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Para controlar o fluxo completo dos medicamentos desde a entrada até a dispensação, passando por distribuições e estornos.
Na análise de consumo e reposição de estoques, apoiando decisões logísticas e operacionais.
Em auditorias e processos de prestação de contas, para comprovar o caminho percorrido pelos medicamentos.
Para identificar falhas ou inconsistências no registro de movimentações e ajustar processos internos.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher o campo "Estabelecimento de Saúde" para realizar a busca.
O campo "todas" que aparece em "Data" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza o seu estabelecimento quando remetente e os seus estabelecimentos vinculados quando remetentes.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quando remetente como os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?*
Permite acompanhar os pedidos realizados por estabelecimento de saúde, desde a solicitação até a data de recebimento. É possível visualizar o período transcorrido em cada etapa do trâmite, contemplando todo o processo: da solicitação à autorização, desta ao faturamento, da expedição da carga até o recebimento final.
data e tempo transcorrido*
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Acompanhamento do tempo de atendimento dos pedidos, sendo possível ver tanto o total de dias e o tempo transcorrido.
Auditorias e prestação de contas relacionadas ao fluxo de fornecimento.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Ao acessar o relatório pela interface antiga do SIGAF, ele estará identificado como "Relatório Processos do Componente Especializado".
Sobre o Relatório
Quem consegue acessar este relatório?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central e analista/parecerista têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Acompanhar informações detalhadas dos processos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) desde o envio até o parecer, possibilitando o monitoramento da situação individual de cada paciente e o andamento dos processos de solicitação de medicamentos.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Para acompanhar o status e o tempo de tramitação dos processos de solicitação de medicamentos no CEAF.
Em auditorias e revisões de processos assistenciais vinculados ao tratamento de doenças crônicas.
Para rastrear informações por paciente, CID ou estabelecimento, garantindo rastreabilidade e conformidade técnica.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data de Cadastro", "Data Envio Estabelecimento" e "Data do Parecer", ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Acompanhar o volume de triagens realizadas nos estabelecimentos de saúde, com base nos questionários registrados no sistema, permitindo o monitoramento das práticas de avaliação terapêutica dos pacientes.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Para avaliar a frequência de aplicação das triagens nos serviços de assistência farmacêutica.
Como base para análise da adesão dos profissionais aos protocolos de triagem terapêutica.
Para identificar padrões de registro por medicamento ou unidade de saúde.
No planejamento de ações de capacitação e melhoria da qualidade do cuidado farmacêutico.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher os campos "Mês/Ano Inicial" e "Mês/Ano Final" para realizar a busca.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
O Fiscal Municipal consegue visualizar todos os estabelecimentos de saúde do município ao qual está vinculado.
Já o nível central e fiscal estadual/regional têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Disponibiliza o registro das dispensações realizadas, organizadas por medicamento e paciente nos estabelecimentos de saúde. Esse relatório é uma fonte essencial de dados farmacoepidemiológicos, reunindo informações como CID, prescrição e lote, o que garante a rastreabilidade completa de cada dispensação.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Levantamento de demanda para a programação dos estabelecimentos de saúde.
Rastreabilidade das dispensações agrupadas por medicamentos/paciente.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher o campo "Data Dispensação" para realizar a busca.
O campo "todas" que aparece em "Data Dispensação" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite visualizar e avaliar os dados referentes ao agendamento de retorno dos pacientes, com o propósito de monitorar a continuidade do cuidado, bem como otimizar o fluxo de atendimento e garantir os critérios de priorização definidos pelo serviço de saúde.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Auxiliar no controle e planejamento da dispensação contínua de medicamentos.
Garantir o acompanhamento adequado de pacientes em tratamento prolongado ou de uso contínuo.
Promover a rastreabilidade de dados sanitários com base nos dados de contato (telefone, e-mail, endereço).
Apoiar a organização da agenda de atendimento dos estabelecimentos de saúde.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
O Fiscal Municipal consegue visualizar todos os estabelecimentos de saúde do município ao qual está vinculado.
Já o nível central e fiscal estadual/regional têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite visualizar todas as movimentações de ajuste realizadas manualmente no estoque, tanto positivas quanto negativas, permitindo o acompanhamento e a rastreabilidade de correções decorrentes de inventários, acertos de lançamento, perdas, sobras ou divergências identificadas em conferências. O relatório possibilita a verificação do motivo, da justificativa e da data do ajuste, garantindo transparência e controle sobre alterações diretas no estoque.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
A necessidade de visualizar correções de divergências entre o estoque físico e o sistema (ex: perdas, extravios, erros de lançamento).
Em auditorias internas ou externas que exigem justificativa e documentação dos ajustes.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É obrigatório preencher o campo "Regional de Saúde" ou "Estabelecimento de Saúde" para realizar a busca.
O campo "todas" que aparece em "Data de Ajuste" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Acompanhar a execução das Atas de Registro de Preços referentes à aquisição de medicamentos e produtos farmacêuticos, possibilitando o controle do quantitativo solicitado por fornecedor e o monitoramento do percentual de execução por item. A ferramenta também permite o acompanhamento de cancelamentos de itens em atas e o monitoramento da vigência.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Monitoramento da execução das Atas de Registro de Preços.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher o campo "Data de vigência" para realizar a busca.
O campo "todas" que aparece em "Data de cadastro" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Monitorar a execução das Autorizações de Fornecimento Estadual (AF), permitindo controlar quantitativos solicitados em AF, agendados, entregues e pendentes. Também possibilita o acompanhamento do status das autorizações, para o acompanhamento da execução adequada da Ata de Registro de Preços, garantindo o bom andamento do cronograma de distribuição.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Monitoramento da execução das Autorizações de Fornecimento Estadual.
Controle dos quantitativos solicitados, agendados, entregues e pendentes.
Acompanhamento do status das autorizações para melhor gestão operacional.
Planejamento e controle da distribuição de medicamentos e insumos.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Entenda as mudanças nos serviços do suporte SIGAF após a publicação da nova versão do sistema.
Suporte do SIGAF
Com a publicação da nova versão do sistema alguns serviços do Suporte SIGAF foram descontinuados e/ou atualizados. Confira quais mudanças são essas a seguir!
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Permite monitorar e avaliar a dispensação dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
O relatório retorna dados das dispensações registradas na ferramenta Dispensação do Componente Especializado, assegurando que todos os registros estejam em conformidade com a legislação vigente, que estabelece que o atendimento deve ocorrer apenas para pacientes com processo administrativo devidamente deferido.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Acompanhar a regularidade da dispensação de medicamentos de uso contínuo, conforme LME (Laudo de Medicamento Especializado).
Rastrear o medicamento por lote e validade, promovendo segurança e controle de qualidade.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher o campo "Data Dispensação" para realizar a busca.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Controlar e registrar a aplicação do Palivizumabe, medicamento utilizado na prevenção da infecção por vírus sincicial respiratório (VSR), com dados detalhados do paciente, prescrição e aplicação para garantir a correta administração e monitoramento da terapia.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Acompanhar a aplicação correta e em tempo das doses de Palivizumabe, essencial para bebês de risco.
Garantir rastreabilidade do medicamento, incluindo lote e validade.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher os campos "Data Dispensação" e "Data Aplicação" para realizar a busca.
O campo "todas" que aparece em "Data Aplicação" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Permitir o acompanhamento da execução das Autorizações de FornecimentoMunicipal relacionadas a uma Autorização de Execução de Compras (AEC) para atendimento de um Ciclo específico da ERAF, possibilitando o controle dos quantitativos autorizados dos itens por fornecedor, bem como entregues e pendentes e o monitoramento do status de cada autorização.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Acompanhamento da execução das Autorizações de Fornecimento no Nível Municipal.
Controle de entregas e pendências de medicamentos e produtos por fornecedor.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data Emissão da AF" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Relatório de Entrada
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Entradas >
Histórico dos eventos
Acompanhe aqui os destaques dos eventos!
Assista a versão completa .
Veja também as principais perguntas do evento:
Relatório Consolidado de Pedido
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Programação >
Relatório Ocorrências de Aceite de Distribuição
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Entradas >
Relatório de Estorno de Distribuição
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Distribuição >
Relatório Comparativo de Valor Unitário
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Entradas >
Versão 12.7.0
I. DATA DA PUBLICAÇÃO
A versão 12.7.0 foi publicada em 24/01/25.
II. ESCOPO DA PUBLICAÇÃO
A versão 12.7.0 faz parte das ações para a substituição do Serviço de Gerenciamento de Conteúdo atual, denominado “Alfresco”, pelo PROECM, assim como a versão 12.6.
Mas o que seria o PROECM?
É uma solução de gerenciamento de conteúdo no data center da Prodemge, para organização, armazenamento e consolidação de forma eficiente de diversos tipos de mídia (como documentos, áudios, vídeos e imagens) e seus respectivos metadados, além da realização de backup e do provimento de segurança.
Assim, todos os novos documentos passarão a ser salvos no PROECM e não mais no Alfresco. De uma maneira genérica, podemos dizer que os apontamentos serão alterados para que isso aconteça.
Serviços alterados
Nessa versão, os arquivos novos relacionados à “APACs” passarão a ser armazenados no PROECM.
Nome da Versão
Versão 12.7.0 - PROECM – APAC
III. O USUÁRIO DO SIGAF PERCEBERÁ ALGUMA MUDANÇA? SERÁ NECESSÁRIO ALGUM TREINAMENTO?
Não, essa versão não irá gerar nenhuma alteração na aplicação nem nas regras. As telas, relatórios e regras do sistema não serão alterados.
IV. HAVERÁ MAIS VERSÕES RELACIONADAS AO PROECM?
Sim, haverá uma ou mais versões para migração dos arquivos que já existiam anteriormente à publicação das versões 12.6 e 12.7.0, os quais fazem parte do passivo.
Farmacêutico Regional
Se o acesso for nível municipal e atendente, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Controlar o estoque com base nos saldos e quantidades dispensadas.
Planejamento com base no consumo.
Gerar indicadores para suporte na tomada de decisão.
Farmacêutico Regional
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Peça importante para instruir ocorrências e/ou notificar fornecedores.
Farmacêutico SAF
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Controlar o perfil gestacional e idade dos pacientes, dados importantes para a eficácia do tratamento.
Auxiliar no planejamento e gestão do medicamento.
Documentar os responsáveis pela prescrição e aplicação, assegurando o cumprimento das normas técnicas.
Sobre o Relatório
Quem consegue acessar este relatório?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
O Fiscal Municipal consegue visualizar todos os estabelecimentos de saúde do município ao qual está vinculado.
Já o nível central e fiscal estadual/regional têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite avaliar todas as movimentações que geram entrada de item em estoque: Entrada Simples; Entrada por Aceite de Distribuição; Entrada por Autorização de Fornecimento Municipal; Entrada por Autorização de Fornecimento Estadual (esta última limitada ao estabelecimento do Almoxarifado Central sob gestão estadual).
E acompanhar os dados das entradas de medicamentos/produtos no sistema, permitindo o controle detalhado das movimentações, fornecedores, notas fiscais, valores e informações de rastreabilidade dos lotes.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Controle de estoque e atualização de movimentações no sistema.
Acompanhamento das entregas recebidas nas unidades de saúde.
Conferência de notas fiscais e validação dos dados da entrada.
Rastreabilidade de medicamentos e produtos por lote e validade.
Apoio às auditorias e fiscalização de entradas.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher os filtros "Regional de Saúde" ou "Estabelecimento de Saúde" para realizar a busca.
O campo "todas" que aparece em "Data de entrada" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Visualizar de forma consolidada a quantidade solicitada de determinado medicamento/produto (denominação genérica) em um período específico. Ele permite também realizar a busca por lista de medicamento de forma consolidada e visualizar de forma consolidada valores unitários e subtotal.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil nas seguintes situações:
Análise da demanda por Medicamento e Produto (Denominação Genérica);
Consolidação de dados para relatórios gerenciais e prestação de contas;
Apoio à elaboração de relatórios para auditorias ou revisões de gastos com medicamentos (de forma global);
Exemplo:
O Estabelecimento "X" deseja avaliar a quantidade total (consolidada) pedida de Omeprazol 20mg cápsula no ano de 2024. Para isso, irá utilizar o relatório filtrando pelo medicamento e período analisado.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher o campo "Data do Pedido" para pesquisar.
O campo "todas" que aparece em "Data Pedido" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite acompanhar as ocorrências e divergências relacionadas à distribuição de medicamentos e produtos entre estabelecimentos de saúde, permitindo a rastreabilidade dos eventos e a identificação de problemas no processo logístico.
Essas ocorrências podem estar relacionadas a erros de separação, transporte ou registros incorretos de itens distribuídos, entre outros.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Para subsidiar o monitoramento de ocorrências, quando houver, junto ao responsável logístico.
Em auditorias de processos logísticos e conferência de distribuição.
Para suporte à tomada de decisões sobre correções ou reenvio de itens.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for atendente, nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza o seu estabelecimento quando remetente e os seus estabelecimentos vinculados quando remetentes.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quando remetente como os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite a visualização das distribuições estornadas de cada remetente, organizadas por medicamento e produto (apresentação comercial), dos estabelecimentos de saúde de origem (remetente), ou seja, só é possível visualizar o consolidado do que for distribuído pelo próprio estabelecimento de saúde ou estabelecimentos vinculados (nível municipal) e estabelecimentos sob sua jurisdição (nível regional).
Trás dados de estorno do item comercial estornado, como quantitativo em estoque antes do estorno, quantitativo estornado, número da respectiva distribuição, data da distribuição e data do respectivo estorno. Permitindo assim a comparação do estoque antes e depois do estorno.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Monitoramento de estorno.
Auditorias de estoque e verificação de inconsistências.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É obrigatório preencher os campos "Remetente" e "Destinatário" para realizar a busca.
O campo "todas" que aparece em "Data Estorno" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Comparar o valor unitário registrado na entrada dos itens com o valor unitário de referência da lista oficial, possibilitando a identificação de divergências entre os valores.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Conferência de quantidade faturada, lote e valor de entrada.
Utilizado no período anterior à descentralização do Componente Básico, para acompanhar e comparar os valores previstos e realizados, além de identificar o consumo do saldo financeiro.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
Não é possível extrair esse relatório, apenas consultar no SIGAF.
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Essa atividade não será mais realizada pelo suporte SIGAF uma vez que o próprio usuário poderá gerenciar seus acessos ao sistema. Para mais informações
Recuperação de senha em caso de bloqueio
Descontinuado
Essa atividade não será mais realizada pelo suporte SIGAF uma vez que o próprio usuário poderá realizar no sistema. Para mais informações .
Recuperação de senha em caso de esquecimento
Descontinuado
Essa atividade não será mais realizada pelo suporte SIGAF uma vez que o próprio usuário poderá realizar no sistema. Para mais informações .
Solicitação de cadastro de novo usuário para acesso ao sistema
Atualizado
O serviço continuará disponível para os casos em que não seja possível o cadastro no próprio estabelecimento:
Não existe um usuário com permissão para cadastro no seu estabelecimento, ou o responsável encontra-se de licença ou férias.
O seu estabelecimento acabou de ser criado no sistema, e não possui usuário cadastrado.
Caso você se enquadre em um dos itens acima, e preencha o formulário de solicitação e siga as orientações.
Caso você não se enquadre nos critérios acima, para saber como cadastrar um novo usuário no seu estabelecimento.
Solicitação de acesso a outro estabelecimento já cadastrado no SIGAF
Atualizado
No módulo novo será possível que os próprios estabelecimentos cadastrem seus funcionários, independentemente se estes já possuem cadastro no sistema ou acesso a outros estabelecimentos.
Caso deseje ter acesso a outro estabelecimento, você deve entrar em contato com este estabelecimento, e solicitar que o responsável siga as orientações. Para mais informações, .
Inativação de cadastro de usuário que não trabalha mais na instituição
Atualizado
Após essa atualização disponibilizaremos duas formas de remover acesso de um funcionário ao seu estabelecimento.
Inativação: método definitivo, o usuário perde acesso completo ao SIGAF. para saber mais.
Disponibilização = NÃO: método reversível, o usuário perde acesso apenas a um ou mais estabelecimentos. para saber mais.
Ativação de cadastro inativo
Atualizado
Após essa atualização, irão existir duas formas de ativação de usuário
Ativação após primeiro acesso
Reativação de conta inativada anteriormente.
para saber mais.
Alteração de senha
Novo
Essa função será feita pelo usuário. Para mais informações .
Atualização de E-mail do Cadastro de Usuário no SSC
Novo
Essa função será feita pelo usuário após seu primeiro acesso. Para alterar o e-mail antes do primeiro acesso será necessário contatar o suporte SIGAF. Para mais informações .
Atualização de Dados Pessoais do Cadastro de Usuário no SSC
Novo
Essa função será feita pelo usuário após seu primeiro acesso. Para mais informações .
*melhoria na descrição da coluna -> data da dispensação/processo; avaliar alteração no relatório. -> discutir
Quem consegue acessar este relatório?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Identificar e monitorar os processos do CEAF que foram deferidos, distinguindo os casos novos e permitindo o rastreio da dispensação inicial e subsequente dos medicamentos, com base nos dados clínicos e administrativos dos pacientes.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
No monitoramento da regularidade das dispensações em relação à data do parecer e ao início do tratamento.
Para análise epidemiológica e de adesão ao tratamento de doenças crônicas atendidas pelo CEAF.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data de envio para GRS", "Data do parecer do analista", "Data de cadastro do parecer" e "Data de cadastro do processo" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Exibir os dados das Autorizações de Execução de Compras (AECs) emitidas no âmbito do Componente Básico da Assistência Farmacêutica contempladas na ERAF. Ele permite o acompanhamento da quantidade solicitada em AEC e os respectivos valores, subsidiando a Autorização de Fornecimento Municipal (AF Municipal).
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é mais útil em situações que envolvem:
Acompanhamento da quantidade solicitada em AEC por fornecedor para emissão das respectivas AFs Municipais.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data AEC" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Relatório Consolidado Dispensações Registradas
Sobre o Relatório
Descontinuado a partir da versão 13.0 do SIGAF, uma vez que os novos relatórios já contemplam esses dados.
Qual era a finalidade do relatório?
Apresentar um resumo quantitativo das dispensações realizadas em determinado período, permitindo o acompanhamento da rotina de atendimento farmacêutico e o volume de registros efetuados no sistema.
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Permite acompanhar as informações registradas no SIGAF de recebimento de medicamentos e produtos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, distribuídos por meio dos ciclos de fornecimento da ERAF, com base nas Autorizações de Fornecimento Municipais (AF), possibilitando o monitoramento de Notas Fiscais.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Subsidiar notificações ao fornecedor em casos de descumprimento do prazo de entrega.
Permite controlar o prazo de entrega pelo fornecedor.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher os campos "Data de Recebimento" e "Data de Aceite".
O campo "todas" que aparece em "Data de Recebimento" e "Data de Aceite" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Este relatório passará por mudanças após a reconstrução da ferramenta de autorização de distribuição que está em andamento. (atualizado em 11/07/25)
Sobre o Relatório
Quem consegue acessar este relatório?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Permite a análise da quantidade solicitada por item por medicamento/produto de pedidos com status aberto em um determinado estabelecimento de saúde, com base nas listas de medicamentos dentro de um período definido. Ele permite relacionar os dados de consumo estimado/mês e pacientes atendidos, desde que esses campos tenham sido preenchidos pelo remetente do pedido.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil nas seguintes situações:
Subsidia a análise de autorização da distribuição.
Permite a análise apenas para pedidos com status aberto.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É necessário preencher os campos "Lista de Medicamentos", "Mês/Ano Inicial" e "Mês/Ano Final" antes de realizar a busca.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Observações:
Campos relacionados à antiga ferramenta de Questionário de Triagem (QT) não estão sendo alimentados, pois a ferramenta está em desuso.
Relatório Movimentação de Itens sob Controle Especial
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Gestão de Estoque >
Relatório Contagem Paciente por CID
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Triagem Terapêutica >
Relatório Dispensação de Itens sob Controle Especial
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Dispensação >
Versão 11.0
I. DATA E HORÁRIO DE PUBLICAÇÃO
A versão 11.0 do SIGAF será publicada após as 19:00 do dia 10/11/2023.
II. ESCOPO DA PUBLICAÇÃO
Após a publicação da versão 10.0, primeira entrega do processo de reconstrução do SIGAF, foi observada uma alta complexidade na integração entre o sistema legado e o sistema novo. Nesse cenário, a estratégia de reconstrução do sistema foi rediscutida pelas equipes da CIAF, Prodemge e TI da SES, e após uma analise técnica extensa, a Prodemge sugeriu a eliminação da integração, viabilizada pela implementação de um banco de dados único para os dois sistemas. Dessa forma, torna-se possível que a reconstrução de processos críticos no sistema novo aconteça com mais agilidade e que a correção das possíveis falhas identificadas seja feita com menor custo/esforço.
A versão 11.0 abrange ajustes necessários a serem feitos no SIGAF para que a nova estratégia de desenvolvimento do sistema seja adotada. Essa versão não acarretará em alterações na interface do SIGAF, ou seja, as alterações feitas não irão interferir no que é visualizado pelos usuários.
III. SERVIÇOS DO SUPORTE
A equipe está organizada em força tarefa para atuar de forma rápida e eficaz na correção dos erros. Foram realizados internamente vários testes anteriores à publicação da versão, a fim de mitigar possíveis erros no sistema. Entretanto, caso seja observado algum comportamento atípico do SIGAF após a publicação da nova versão, gentileza comunicar ao Suporte SIGAF pelo e-mail <[email protected]>. Atenção para que o e-mail contenha a informação clara da suspeita do erro, além de
Relatório Banco de Trocas de Medicamentos e Produtos
Acesso ao Relatório
Caminho no :
Relatórios > Gestão de Estoque >
Farmacêutico SAF
Se o acesso for nível municipal visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Para controle e conferência da chegada de medicamentos nas unidades a partir das AFs municipais.
Sobre o Relatório
Quem consegue acessar este relatório?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
O Fiscal Municipal consegue visualizar todos os estabelecimentos de saúde do município ao qual está vinculado.
Já o nível central e fiscal estadual/regional têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite visualizar oregistro de todas as movimentações (entradas, saídas, distribuições, ajustes e dispensações) referentes aos medicamentos e insumos sob controle especial, conforme a legislação sanitária vigente.
É essencial para garantir a rastreabilidade e o cumprimento das normas da Anvisa relacionadas ao controle e à escrituração de medicamentos sujeitos a controle especial.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
No acompanhamento rigoroso do uso e movimentação de medicamentos controlados, garantindo rastreabilidade e segurança.
Para atender exigências legais e sanitárias, especialmente em inspeções da Vigilância Sanitária.
Em auditorias e investigações relacionadas ao uso de substâncias sujeitas a controle especial.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É obrigatório preencher o campo "Data da Movimentação" para realizar a busca.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Fornecer um panorama quantitativo de pacientes atendidos por estabelecimento de saúde, organizados por diagnósticos específicos (CID), possibilitando o monitoramento da demanda e o perfil epidemiológico local.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Para estimar a demanda por medicamentos e insumos específicos vinculados a diagnósticos prevalentes.
No planejamento de ações e políticas públicas em saúde, com base na concentração de pacientes por condição clínica.
Em avaliações de cobertura assistencial e impacto de programas voltados a doenças crônicas ou negligenciadas.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data de Cadastro" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite analisar os dados referentes à dispensação de medicamentos e produtos sujeitos a controle especial associados a cada CID, conforme a Portaria SVS/MS nº 344/1998 e demais normativas relacionadas, visando monitorar o cumprimento das exigências legais, a rastreabilidade das dispensações e o uso racional dos medicamentos pelos pacientes.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Identificar os principais CIDs relacionados a medicamentos controlados.
Avaliar a demanda por itens sob controle especial ao longo do tempo.
Monitorar a regularidade e conformidade das notificações de receita.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal, visualiza apenas o seu estabelecimento.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Permite visualizar as informações sobre a oferta de medicamentos e produtos disponíveis para troca entre os estabelecimentos de saúde, promovendo o aproveitamento dos estoques e redução de percas por vencimento.
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Quando uma unidade possui excedente de um item e deseja oferecê-lo para troca.
Para localizar rapidamente medicamentos disponíveis em outras unidades, otimizando o reabastecimento sem necessidade de nova compra.
Em situações emergenciais de desabastecimento, facilitando trocas ágeis.
Para apoiar a gestão colaborativa de estoques entre municípios e regionais, otimizando o uso dos recursos e evitando desperdício.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Se o acesso for nível municipal e gerente almoxarifado, visualiza o seu estabelecimento quando remetente e os seus estabelecimentos vinculados quando remetentes.
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quando remetente como os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central têm acesso aos dados de todo o Estado.
Qual é a finalidade do relatório?
Visualizar as distribuições consolidadas por medicamento e produto (denominação genérica), dos estabelecimentos de saúde de origem (remetente), ou seja, só é possível visualizar o consolidado do que for distribuído pelo próprio estabelecimento de saúde ou estabelecimentos vinculados (nível municipal) e estabelecimentos sob sua jurisdição (nível regional).
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é especialmente útil em situações que envolvem:
Visualizar o consolidado por item distribuído em um período específico
Exemplo de utilização do relatório:
Suponha que, em determinado período, tenham sido realizadas 2 distribuições de medicamentos. O usuário deseja verificar a quantidade total de Paracetamol distribuída.
Junho: 100 unidades de Paracetamol
Julho: 150 unidades de Paracetamol
Consolidado no período: 250 unidades de Paracetamol
Com esse relatório, o usuário consegue visualizar o total consolidado do item no período selecionado.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
É possível e extrair o relatório nos formatos:
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Esse relatório pode ser acessado pelos usuários ativos no SIGAF com os seguintes níveis de acesso:
Qual é a finalidade do relatório?
Subsidiar o planejamento da Ata de Registro de Preços estadual, a partir dos registros de planejamento de medicamentos/produtos realizados pelos estabelecimentos de saúde municipais no SIGAF. Atualmente a ferramenta é utilizada apenas para os itens do Componente Básico da Assistência Farmacêutica contemplados pela Estratégia de Regionalização da Assistência Farmacêutica (ERAF).
Em quais situações o relatório é mais útil?
Este relatório é mais útil em situações como:
Acompanhamento do planejamento municipal de medicamentos/produtos.
Validação de dados pelo nível central da SAF para consolidação estadual no processo de aquisição via Ata de Registro de Preços contemplados pela ERAF.
Como Explorar e Interagir com o Relatório?
Quais filtros estão disponíveis?
Confira a seguir os filtros disponíveis para extrair esse relatório:
O campo "todas" que aparece em "Data Planejamento" ao ser selecionado retorna os dados de todas as datas disponíveis. Para pesquisar períodos específicos desabilite esse campo.
É possível exportar o relatório? Em quais formatos?
Quais informações aparecem no relatório exportado (CSV)?
Se for regional, visualiza tanto o seu estabelecimento quanto os que estão sob sua jurisdição.
Já o nível central tem acesso aos dados de todo o Estado.
Auditorias internas ou externas, especialmente quando há necessidade de justificar quantidades planejadas.
Suporte à tomada de decisão pela equipe técnica central da SAF.
O Nível central utiliza o relatório para execução do processo de trabalho. Já o nível regional, atualmente, para consulta e acompanhamento quando necessário.