O que é o SIGAF?
Last updated
SIGAF Documenta
Last updated
O Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica - SIGAF - é um software que existe há mais de 10 anos, e teve seu inicio no ano de 2007.
Acesse nossa página de Histórico para entender melhor a trajetória do sistema nesse período.
O objetivo do SIGAF é acompanhar e gerenciar todas as etapas da Assistência Farmacêutica (AF) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Minas Gerais. Atualmente o SIGAF contempla todas as suas fases: seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação e utilização.
O SIGAF é um sistema PHP, que é um é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. Além disso, o sistema também é ONLINE e fica hospedado nos servidores da Prodemge, empresa atualmente também responsável por sua manutenção, ou seja por desenvolver suas melhorias e corrigir suas possíveis falhas.
Por ser um sistema online é essencial que o acesso a ele seja realizado por meio da internet. Além de requisitos para sua internet, confira na nossa página de Requisitos Mínimos para saber as especificações necessárias para ter uma melhor experiência com o sistema.
Abaixo veja a ficha técnica do sistema, que resume as suas principais características:
Desde a sua concepção o SIGAF está em contínuo desenvolvimento, sendo portanto aprimorado e reestruturado para melhor atender seus usuários. Para conhecer mais sobre a metodologia utilizada para aprimoramento do sistema, acesse:
Ao longo dos anos, o SIGAF também foi fonte de diversas pesquisas, e contribui continuamente com dados farmacoepidemiológicos e farmacoeconômicos, que podem servir como fonte de informação importante para a tomada de decisão em saúde e a formulação de novas políticas.
Caso deseje utilizar as informações do SIGAF para realizar pesquisas científicas em projetos institucionais, entrem em contato pelo e-mail saf@saude.mg.gov.br e verifique os procedimentos necessários para a aprovação.
Já deu pra perceber o tanto que esse sistema tem um papel essencial na qualificação e gestão da assistência farmacêutica, não é mesmo?