⁉️O que é o SIGAF?

O Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica - SIGAF - é um software que existe há mais de 10 anos, e teve seu inicio no ano de 2007.

Acesse nossa página de Histórico para entender melhor a trajetória do sistema nesse período.

Objetivo

O objetivo do SIGAF é acompanhar e gerenciar todas as etapas da Assistência Farmacêutica (AF) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Minas Gerais. Atualmente o SIGAF contempla todas as suas fases: seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação e utilização.

Características Técnicas

O SIGAF é um sistema PHP, que é um é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo. Além disso, o sistema também é ONLINE e fica hospedado nos servidores da Prodemge, empresa atualmente também responsável por sua manutenção, ou seja por desenvolver suas melhorias e corrigir suas possíveis falhas.

Por ser um sistema online é essencial que o acesso a ele seja realizado por meio da internet. Além de requisitos para sua internet, confira na nossa página de Requisitos Mínimos para saber as especificações necessárias para ter uma melhor experiência com o sistema.

Por que o SIGAF é um sistema ONLINE , e não um sistema LOCAL?

Um sistema local é um sistema instalado nos computadores, que não dependem do acesso a internet. Para entender melhor o porquê de o SIGAF não ser um sistema local, veja os pontos determinantes abaixo:

Segurança

Em um sistema online as informações da empresa ficam armazenados em servidores externos, e usam da criptografia para assegurar o tráfego de suas informações, afastando a possibilidade de ações maliciosas. Além disso, existem protocolos de backup, de forma a garantir que as informações incluídas no sistema não sejam perdidas. Caso haja algum problema com os computadores da empresa, todos os dados do sistema são preservados, sem prejuízos, já que eles não ficam instalados na sua máquina. Outro ponto importante é a segurança durante o acesso, que a partir de 2023 passa a ser realizada pelo SSC, Sistema de Segurança Coorporativo, e visa impedir o acesso ao sistema por pessoas não autorizadas.

Flexibilidade

Como todas as informações estão em um servidor Externo é possível ter acesso aos dados a qualquer momento e a partir de qualquer computador ou dispositivos conectados a internet, de onde quer que você e sua equipe estejam. Vale a pena ressaltar também que os sistemas online apresentam como vantagem não depender diretamente da potência dos computadores da empresa, o que pode significar uma grande economia no longo prazo, já que as máquinas não precisam ser trocadas para a ferramenta funcionar bem. Isso não significa que não existem requisitos para acesso, apenas que eles não serão tão exigentes quanto seriam em um sistema local.

Atualizações

Para atualizar o sistema local, você precisa baixar um novo arquivo e instalá-lo no computador que abriga o sistema. Na maioria das vezes, aparece uma mensagem no computador alertando sobre a necessidade da atualização e informando que existe uma nova versão disponível. Dessa maneira, é possível que o usuário opte por fazer ou não o download de atualização da ferramenta. Quando falamos dos sistemas online, as atualizações acontecem em tempo real e usuário pode nem perceber, já que não é necessário instalar um programa na máquina. É comum que as atualizações nos sistemas online sejam feitas fora do horário de expediente e, quando concluídas, os erros são corrigidos sem que você precise instalar nada. Dessa forma no sistema online é possível garantir que todos estejam utilizando a versão mais atual do SIGAF, o que no contexto da assistência farmacêutica e de alterações frequentes de legislação é muito importante.

Implementação

No sistema local você precisa contratar uma equipe técnica para instalar o programa em cada máquina, assim como monitorar se possíveis erros e falhas são do sistema local instalado. Isso além de não ser eficiente devido ao tamanho do Estado de Minas Gerais, representa um custo de manutenção adicional considerável. No sistema online não é necessário uma etapa de implementação, já que basta ter um login e senha para ter acesso ao sistema, e as atualizações são feitas de forma automática. Dessa forma, o serviço de manutenção já é incluído no contrato, e não representa um custo adicional.

Abaixo veja a ficha técnica do sistema, que resume as suas principais características:

Desenvolvimento

Desde a sua concepção o SIGAF está em contínuo desenvolvimento, sendo portanto aprimorado e reestruturado para melhor atender seus usuários. Para conhecer mais sobre a metodologia utilizada para aprimoramento do sistema, acesse:

pageMetodologia de Desenvolvimento

Banco de Dados e Pesquisa

Ao longo dos anos, o SIGAF também foi fonte de diversas pesquisas, e contribui continuamente com dados farmacoepidemiológicos e farmacoeconômicos, que podem servir como fonte de informação importante para a tomada de decisão em saúde e a formulação de novas políticas.

Caso deseje utilizar as informações do SIGAF para realizar pesquisas científicas em projetos institucionais, entrem em contato pelo e-mail saf@saude.mg.gov.br e verifique os procedimentos necessários para a aprovação.

Já deu pra perceber o tanto que esse sistema tem um papel essencial na qualificação e gestão da assistência farmacêutica, não é mesmo?

Para conhecer melhor o sistema, separamos aqui dois conteúdos que separamos para você:

spacespacepageHistórico

Last updated